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Espetáculo: Lavadeiras,Cia. minha nossa/ 2010 |
- O lugar e a função do texto
- Sacralização do texto(espetáculo ocidental)
- Repercussões: teoria e prática da cenografia( artesão), apenas para materializar o espaço exigido do texto. Cada individuo vai se encarnar na sua especialidade.
- Hierarquização do teatro(cenógrafo, contra regra,maquinistas,marcador,etc)
- Comédia Dell'Arte( italianos) séc. XVII,XVIII
- Intenção de colocar em destaque a vedete do momento, trabalhar autor
- Inicio do séc. XX Craig e Artaud negaram o lugar de destaque ao texto no conjunto da proposta.
- Briga entre ideias"um procura a desvalorizar o texto enquanto outros buscam enraizá-lo de vez.
- Textocentrismo pilares da encenação simbolista, Schopenhauer-o tempo, um elemento que está além do controle humano.
- Nas Artes Plásticas/simbolismo(mundo dos sonhos e das visões), no teatro o mundo das visões era a escrita.
- Zola- formulou a teoria do naturalista do teatro.
- Stanislavski: teatro de Arte de Mocou) revelou Thecov e Gorki.
- O encenador não é mais um mero artesão, ilustrador da obra, se torna um criador.
- Stanislavski começa a explorar o ego profundo do ator, a sua experiência mais intima.
- Onde irá parar o status do texto quando a intervenção do ator se torna assunto de imaginação, aquando a atuação dramática se torna uma criação?
- Jacques Copeau 1913: libertar o teatro das velhas convenções/limpar o palco de tudo, quanto suja e oprime.
- A dicção perfeita, o gesto expressivo/para preserva-la Copeau rejeita o espetáculo espetacular.
- Segundo Copeau cabe ao diretor ter controle máximo sobre o interprete para não deturpar o texto.
- Encenação não é o cenário é a palavra , o gesto, movimento, o silêncio.
- Logo após a II Guerra- palco ocidental só abriga um teatro sem teatralidade. O espirito do texto tem infinitas possibilidades.
- Brecht: fala falada/fala cantada
- Grotowiski: o texto é triturado remodelado ao sabor das exigências da introspecção e do auto- desnudamento empreendidos pelo ator. O ator e a coletividade em que ele se insere participam da elaboração do texto.
- Teatro Du Soleil 1970: utiliza a reflexão coletiva, o ator procura a cegas seu personagem, mas também, textos históricos, documentos etc. Para enriquecer o improviso.
- O texto perde seu status de sagrado no teatro Du Soleil.
Nivalmir Santana
Bom fichamento!
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