sexta-feira, 8 de julho de 2011

Diário, registro cotidiano

Tão importante quanto a chegada, é o caminho percorrido até ela.

Tão importante quanto a conclusão de nossos projetos, é o processo pelo qual passamos durante sua realização.

Atingir objetivos propostos, o sentimento de missão cumprida, concluir, finalizar algo, proporcionam um prazer imensurável. No entanto é no caminho, ou seja, durante o processo, que o aprendizado se dá de maneira efetiva, na superação diária de obstáculos, no enfrentamento das dificuldades, nos conflitos com o outro, ás vezes avançando em outras retrocedendo, mas sempre em movimento, de maneira plena e dinâmica.

Muitas vezes estamos tão imersos em determinado processo que não nos damos conta da sua importância, das pequenas belezas e da sua riqueza cotidiana, pois são efêmeras, momentâneas, acontecem sem avisar, sem esperar serem anunciadas, assim sendo, a maneira mais eficiente de tentar capturá-las é por meio de um registro cotidiano e disciplinado, certamente não será possível registrar tudo, em sua plenitude, mas confiar única e exclusivamente na memória, não é muito seguro. Um bom exemplo disso é a riqueza da história escrita, sua força, permanência e poder de disseminação, contrapondo com a histrória oral, que apesar de sua importância cultural, muito dela se perdeu.

Ressaltamos aqui a eficiência dos diários, como boa fonte de registro, por ser cotidiano e disciplinado, não hierarquiza os fatos, ou acontecimentos de acordo com um julgamento de valor, não é criada nenhuma expectativa em torno disso ou daquilo, pois cada dia é uma experiência única, em um dia comum, ou até cinza e frio, sem nenhum brilho especial, pode acontecer algo surpreendente, capaz de mudar toda a dinâmica em curso até aquele dado momento. Se não houvesse o diário este acontecimento poderia ser perdido, ou registrado de maneira diferenciada, com um juízo de valor pré estabelecido.

Somos gratos a todas aquelas pessoas que, generosamente, dividiram suas histórias pessoais conosco, humanizando e tornando-as um pouco nossas também, por meio de seus diários, comungamos com elas o desejo de dividir nossas alegrias e tristeza, vitórias e derrotas, e acima de tudo o caminho percorrido para alcançá-las, o trabalho cotidiano de cada um, com toda sua riqueza, beleza e potência, através do nosso DIÁRIO, fazendo da MINHA, da SUA a NOSSA história.

Eliane Neres

Nenhum comentário:

Postar um comentário